
Como todos os seres humanos, nós também somos o resultado de uma cultura, a qual com toda a certeza nos ensina muitas idéias úteis e positivas, mas que por outro lado também nos ensina grandes bobagens e limitações. Entre estas crenças negativas e limitadoras existem três que são muito prejudiciais e que nos impedem de viver uma vida mais feliz, produtiva e interessante:
1ª CRENÇA LIMITADORA – AQUILO QUE NÃO TENHO É MELHOR DO QUE O QUE TENHO
Quase todos ficam pensando que o que possuem não tem tanto valor como aquilo que os outros possuem, que a vida dos outros é bem melhor do que a vida que estão vivendo. Normalmente acreditamos que só nós temos problemas, que os outros não sofrem tanto e que tudo é fácil e dá certo para os demais. Por isto não sabemos apreciar e valorizar o que possuímos e tampouco valorizamos as pessoas que estão ao nosso lado. É a velha bobagem de que a grama do vizinho sempre é mais verde e bonita que a nossa.
2ª CRENÇA LIMITADORA – QUANTO MAIS EU TIVER MELHOR SERÁ
Outra crença infeliz que também nos impedem de sermos mais felizes hoje mesmo, é acreditarmos que quanto mais eu possuir tanto melhor será. Por acreditar nisto as pessoas passam a vida toda correndo para acumular cada vez mais, sem ter o prazer de desfrutar o que possuem, com um misto de frustração, amargura e inveja. Trabalhar e produzir é muito bom, como prosperar também pode ser bom. Mas mais do que ganhar dinheiro, o importante é saber aproveitar o que se tem e se conseguiu.
3ª CRENÇA LIMITADORA – SEREI FELIZ QUANDO TIVER TUDO AQUILO QUE DESEJO
Aquele que pensa que só poderá ser feliz quando tiver tudo que deseja, certamente será uma pessoa insatisfeita, nervosa e infeliz. Primeiro por perder a felicidade do dia à dia, por deixar passar sem apreciar os bons momentos que a vida lhe dá. Segundo porque nunca terá o bastante e, finalmente, porque na realidade nunca conseguirá tudo o que quer.
Devemos lembrar que apenas acumular dinheiro, títulos, status, beleza, ou o que quer que seja, não nos fará realmente felizes, assim como não nos tornará verdadeiramente amados e apreciados. O prazer de ter bens e dinheiro é poder gastá-lo fazendo pessoas felizes e nos tornando mais felizes também. É poder ajudar, desfrutar com pessoas que queremos ao nosso redor, e que nos amam de verdade.
De forma nenhuma os bens materiais o farão feliz por si só, e passar lutando para ter cada vez mais para um dia ser feliz, é ser infeliz por decisão pessoal, até porque a vida pode terminar a qualquer momento e a pessoa talvez nem tenha vivido ainda.
(AD)
Não conheço a autoria do texto, quem souber me informe e darei os devidos créditos.